G.P. EUA: Mercedes campeã do Mundo, Hamilton perto do "tetra"!
A Mercedes é campeã do Mundo de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva e Lewis Hamilton deu mais um passo rumo ao tetracampeonato, com a quinta vitória em seis visitas a Austin, para o G.P. dos Estados Unidos! "Acho que esta passou a ser a minha pista favorita!", exclamou o britânico que tem o ceptro à distância de um 5.º lugar, já no próximo fim-de-semana, no México.
Mas não podemos passar ao lado do facto de hoje se ter decidido um dos Mundiais em disputa e Hamilton fez questão de agradecer, via rádio, "a todos quantos estão aqui, mas também aos que tanto trabalham em Brackley [chassis] e em Brixworth [motores]", dizendo-se honrado por fazer parte do grupo que domina a F1 desde 2014.
E a corrida até começou bem para Vettel, com um magnífico arranque em que surpreendeu Hamilton, passando para a liderança, em que esperava que o Ferrari revelasse melhor ritmo de corrida que o Mercedes. Afinal não foi o que sucedeu… "Na partida tudo pareceu bem, mas rapidamente percebi que não tinha o ritmo dele", contaria Vettel que não conseguiria suster a caminhada vitoriosa de Hamilton por muito tempo.
Como se isso já não fosse suficiente, enquanto a Mercedes comunicava a Hamilton que se mantinha fiel ao "Plano A" – o que se pensava ser uma só paragem –, Vettel queixava-se da rápida degradação dos pneus dianteiros. Curiosamente, essa situação ia dando a volta à corrida, porque a Ferrari chamou o alemão para lhe montar pneus macios quando parecia ser ainda cedo demais, aparentemente par o defender da aproximação de Bottas. Isso parece ter levado a Mercedes a descurar um pouco a posição de Hamilton que tinha grande avanço e, quando o britânico trocou de pneus, por pouco perdia a liderança, ficando com Vettel mesmo em cima!
Também logo atrás começou por haver uma espécie de… "wrestling" entre Bottas (Mercedes) e Ricciardo (Red Bull), com Raikkonen (Ferrari) a aproximar-se. Mas o australiano abandonaria quando o seu motor se "calou"… Por alguma coisa a Renault trocou o motor de Verstappen nesta prova por estar no limite da quilometragem, mas optou por só fazer essa operação no México, onde Ricciardo deverá penalizar. Enquanto isso, o holandês recuperara… todos os lugares possíveis e, com os seus supermacios, até chegou a liderar a corrida, com as paragens dos outros nas "boxes"!
"Fiquei desapontado por perder o pódio mas, depois, parece que houve um problema qualquer com o Max", comentava Raikkonen, enquanto o jovem holandês "espumava" de raiva, mesmo se aparentava alguma calma: "Todos andaram largo todo o fim-de-semana, inclusive eu. Na curva 19 saíamos da pista e nunca ninguém disse nada! Acho que isto não é bom para o desporto, deviam fazer regras claras que funcionassem em todo o lado. Mas com estas decisões estúpidas matam o desporto, espero que os fãs não gostem destas decisões e se manifestem!…". Um episódio que fará ainda correr muita tinta!
Mas animação foi coisa que não faltou nesta corrida, com o 6.º lugar a ser alvo de discussão entre os dois Force India, a repetir-se o "filme" de Perez a queixar-se de ser mais rápido que Ocon, mas sem que a equipa o deixasse passar. E Sainz (Renault) aproveitou o impasse para se meter no meio dos dois, numa brilhante corrida de estreia do espanhol com a Renault. E, claro, destaque também para o ponto obtido por Daniil Kvyat no seu regresso à F1 e que deixa a Red Bull com uma "batata quente" na mão: o russo teve um excelente fim-de-semana, merece ser posto de lado antes da corrida mexicana?... Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1.33.50,993 h | 1 |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 10.143 s | 2 |
3 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 15.779 s | 1 |
4 | Max Verstappen | Red Bull | a 16.768 s | 2 |
5 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 34.967 s | 2 |
6 | Esteban Ocon | Force India | a 1.30,980 m | 1 |
7 | Carlos Sainz | Renault | a 1.32,944 m | 1 |
8 | Sergio Pérez | Force India | a 1 volta | 1 |
9 | Felipe Massa | Williams | a 1 volta | 1 |
10 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 1 volta | 1 |
11 | Lance Stroll | Williams | a 1 volta | 2 |
12 | Stoffel Vandoorne | McLaren | a 1 volta | 1 |
13 | Brendon Hartley | Toro Rosso | a 1 volta | 2 |
14 | Romain Grosjean | Haas | a 1 volta | 1 |
15 | Marcus Ericsson | Sauber | a 1 volta | 1 |
16 | Kevin Magnussen | Haas | a 1 volta | 2 |
— | Fernando Alonso | McLaren | Motor | 1 |
— | Daniel Ricciardo | Red Bull | Motor | 1 |
— | Pascal Wehrlein | Sauber | Danos de colisão | 1 |
— | Nico Hülkenberg | Renault | Pressão de óleo |
Corrida terminada, foi arrumar tudo rapidamente para um "transfer" relativamente curto – comparado com a escala habitual das viagens da F1 fora da Europa – para sul, para o país vizinho, pois o G.P. do México é já no próximo fim-de-semana. Um desafio diferente, no autódromo Hermanos Rodriguez, com a elevada altitude a colocar problemas adicionais. Os primeiros treinos decorrerão na sexta-feira e a corrida será no domingo, às 19 horas de Portugal Continental e Madeira.